O mundo, de forma necessária e parte consciente, busca contrapor as consequências dos exageros e descasos que comprometeram o meio ambiente e a saúde de seus habitantes.
Muitas indústrias estão comprometidas na preservação e/ou mitigação de passivos ambientais, ou ainda, em produzir conscientemente de forma sustentável. Realidade que se solidifica também nas empresas da construção civil, como a implantação de política de compras de fornecedores providos de certificação do processo produtivo sustentável.
A indústria automotiva também vem inovando seu modo de produção para que consigam oferecer soluções cada vez mais modernas e sustentáveis.
Com isso, a BASF, empresa química alemã, originou o Cathoguard, que é um revestimento de e-coat para a proteção de alta qualidade contra a corrosão utilizado na cataforese, processo realizado antes da pintura das peças metálicas.
Além dessa invenção economizar cerca de 25% em material, o produto é produzido sem metais pesados, livre de estanho, chumbo e menos de 1% de solventes, garantindo a ecoeficiência do processo.
“Na cataforese, a lataria do veículo é submersa em um tanque com e-coat conectado a um sistema de corrente elétrica. Esse processo é realizado para garantir que todas as peças da carroceria recebam o produto para garantir a proteção do metal. As tecnologias de revestimento tradicionais são compostas por metais pesados e grande concentração de solventes, o que já não atendem as atuais legislações ambientais e requerimentos da indústria automotiva.”
Além desse trecho, no site da BASF, encontra-se o case completo e o infográfico sobre o assunto.
“Buscando tornar mais sustentável o processo de fabricação dos veículos, grandes montadoras estão optando cada vez mais o e-coat da BASF de geração ecoeficiente, pois ele reúne todos os benefícios ambientais e econômicos que a indústria automotiva procura implementar”, explica Marcos Fernandes, diretor da divisão de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul.
Essa solução tem beneficiado grandes montadoras em questões de proatividade e sustentabilidade.