fbpx

Com a visão de longo prazo, como meta do desenvolvimento social, econômico e ecológico, visando a qualidade de vida para Caxias do Sul do futuro, onde o crescimento econômico ande junto com um ambiente preservado, ecológico e fiel à saúde da população, a Guizzo Arquitetura – baseando-se no projeto de planejamento urbano do Mobi Caxias (clique aqui para acessar o post sobre o assunto) – propõe alguns projetos de lei possíveis de serem levantados na próxima gestão pública.

As propostas estão em consonância com os objetivos do desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU.

Planejamento urbano caxias do sul

Propostas:

1. Projeto de lei que institua o fortalecimento e qualificação do Conseplan, (Conselho do planejamento e gestão territorial de Caxias do Sul) com a ampliação da participação da sociedade organizada e profissionais afins com caráter propositivo, fiscalizador e consultivo, voluntário, apartidário, permanente e com visão de longo prazo, independente do Poder Municipal Vigente.

2. Projeto de lei com a finalidade de instituir a obrigatoriedade de que as edificações públicas (Federais, Estaduais e Municipais) a serem edificadas ou reformadas no Município de Caxias do Sul, sejam dotadas, no mínimo, de eficiência energética com selo de certificação acreditado, como o procel edifica.

3. Projeto de lei que institua a criação da agenda estratégica de desenvolvimento sustentável, através da participação pública privada, com foco nos interesses comuns da comunidade.
A participação pública privada, se dará através da criação de conselho comunitário (35% público e 65% privado), com representantes comunitários capazes, de caráter voluntário, que trabalhe em prol da manutenção e adequação da agenda estratégica de desenvolvimento, independente da administração pública vigente.
Participação nas ações do executivo e legislativo que impactem no desenvolvimento estratégico da cidade, como por exemplo no plano de mobilidade e plano diretor urbano, entre outros)

4. Projeto de lei que institua plano de mobilidade urbana de cargas e pessoas funcionando em níveis elevados de eficiência, com visão de longo prazo, onde a qualidade de vida da população seja priorizada, através do desenho urbano e da qualidade do ar, contemplando modais alternativos de mobilidade ativa e eletromobilidade, priorizando a integração de sistemas de transporte coletivo e compartilhado, de baixa emissão de poluentes (bicicletas, outros)  com regulação e estruturas adequadas.

5. Projeto de lei que institua no Município a Gestão de Resíduos Sólidos, através de sistema de coleta e destinação de resíduos implantado e em perfeita sintonia com o conceito da Economia Circular, maximizando a redução, reutilização e reciclagem de resíduos com a transformação dos rejeitos em insumo para o processo produtivo e plano de Educação Ambiental em todos os anos escolares e na comunidade através das seguintes ações:

– Parceria público-privado para contratação de empresas (consultoria) capacitadas para desenvolvimento de um inventário de resíduos da região, incluindo regiões de passivo ambiental, visando quantificar resíduos do município.

– Aprovação e implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Caxias do Sul, de acordo com a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010). Dentre os quesitos que analisa a viabilidade de instalação de usina de reciclagem de lixo e geração de energia.

– Implementar ações locais de gestão de resíduos sólidos, priorizando e estimulando a reciclagem e geração de energia que viabilize economicamente a implantação de empresas do setor no município.

– Desenvolver e implementar ciclo de educação ambiental para todos os públicos-alvo do município através de parcerias com universidades ou instituições privadas.

O trabalho para chegar a soluções sustentáveis para os problemas de desenvolvimento urbano é uma meta complexa, porém, com benefícios que, a longo prazo, terão um retorno inimaginável – principalmente no âmbito de cuidado à saúde popular.

Tendo em vista as ideias citadas, a integração de ações sustentáveis para o desenvolvimento urbano é, de fato, a busca por um futuro próspero, sendo uma ação caraterizada pela preservação e valorização da vida.