A Guizzo Arquitetura, à Convite do SINDUSCON Caxias do Sul, participou do grupo de trabalho de Planejamento Urbano do Mobi Caxias, no período de 2019/2020, objetivando a colaboração para a construção da agenda eleições 2020.
A colaboração da Guizzo, através do arquiteto Gilberto Guizzo, teve o foco em introduzir do conceito de sustentabilidade, para elaboração de leis e políticas públicas nos objetivos abaixo indicados.

No item 3, sustenta a ideia da sustentabilidade dos edifícios públicos e privados, no mínimo com o foco na eficiência energética, veja texto abaixo, extraído da agenda eleições 2020.

No objetivo estratégico 3 do documento, sustenta a ideia da mobilidade urbana de cargas e pessoas funcionando em níveis elevados de eficiência, veja texto abaixo, extraído da agenda eleições 2020.

Essa proposta sugere a elaboração de um plano de mobilidade urbana, com visão de longo prazo, que ofereça um transporte público eficiente, rápido, cômodo, econômico e ecológico; que o foco das prioridades seja sustentável, monitorando o nível da qualidade do ar NO2, (dióxido de nitrogênio) PM10 e PM 2,5 (micropartículas com diâmetros de 10 e 2,5 micra), conforme indicação da OMS; elaboração do desenho do espaço público com a seguinte hierarquia de prioridades: pedestres, bicicletas, transporte público, veículos autônomos e veículos de carga e, também, a integração de sistemas de transporte coletivo e compartilhado, com regulação, monitoramento de fluxo e estruturas adequadas, que seja capaz de reduzir a circulação de veículos autônomos na cidade.
Sugere também que o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e o Plano Diretor Urbano, sejam elaborados com a participação estratégica da comunidade organizada (Mobi Caxias e outros), com corpo técnico voluntário capaz de contribuir na determinação das prioridades do plano, o qual contemple os itens de desenvolvimento sustentável. Grupo apartidário e permanente que participe da elaboração e implementação contínua do processo ao longo dos anos.
META ODS 11.2 (Brasil): Até 2030, melhorar a segurança viária e o acesso à cidade por meio de sistemas de mobilidade urbana mais sustentáveis, inclusivos, eficientes e justos, priorizando o transporte público de massa e o transporte ativo, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, como aquelas com deficiência e com mobilidade reduzida, mulheres, crianças e pessoas idosas.
META ODS 11.6 (Brasil): Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, melhorando os índices de qualidade do ar e a gestão de resíduos sólidos; e garantir que todas as cidades com acima de 500 mil habitantes tenham implementado sistemas de monitoramento de qualidade do ar e planos de gerenciamento de resíduos sólidos.
Ações propostas pela Guizzo:
– Implementar ação de monitoramento da qualidade do ar objetivando a construção de dados para tomada de decisões.
– Implementar restrição de veículos nas zonas onde os índices de poluição ultrapassem aos níveis indicados pela OMS.
– Implementar integração entre modais com incentivo a utilização de transporte público com baixa emissão de poluentes, qualidade e tempo de deslocamento compatíveis com os veículos autônomos, objetivando a diminuição da frota autônoma circulante, preservação da qualidade do ar e a retomada da utilização das vias públicas pela população (maior espaço aos pedestres, zonas de convívio, espaço verde em lugar de vias de circulação de carros, etc.).
– Implementar política de substituição da frota destinada ao transporte público para veículos com baixa emissão de poluentes (elétrico, gás).
A Guizzo Arquitetura possui filosofia e ação alinhadas com os objetivos do desenvolvimento sustentável das nações unidas, mostrados na imagem seguinte:
